A actividade turística teve forte contribuição do ponto de vista económico, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do posto administrativo da Praia de Xai-Xai no período de 2003 à 2008.
Do ponto de vista de investimentos, foram aprovados para a Praia de Xai-Xai no período de 2003 à 2008 quatro (4) projectos de investimentos em infra-estruturas de alojamento e alimentação orçados em 2.493.566,00Mt com vista a melhorar os serviços turísticos da região, que presume-se venham a criar para a comunidade local, cinquenta (50) postos de trabalho directos e mais de quinhentos (500) indirectos.
A actividade turística na Praia de Xai-Xai arrecadou para o governo um total de 4.280.846,00Mt de receitas fiscais, resultantes de rendas privadas e empresariais geradas pelo emprego e pelo negócio do turismo. O turismo na Praia de Xai-Xai durante o período de 2003 à 2008 contribuiu com uma média anual de 108 postos de trabalho directos, distribuídos nos seguintes tipos de emprego: Bar Man, Empregados de Mesa, Camareiras, Gerentes, Guardas, Motoristas, Recepcionistas e cozinheiros.
O turismo gerou na Praia de Xai-Xai ainda outros postos de trabalho que resultaram da construção, reabilitação e ampliação de estabelecimentos turísticos, distribuídos nos seguintes tipos de empregos: Mestre de Obras, Ajudantes de Obras, Carpinteiros, Pintores, electrecistas e Caregadores. E criou oportunidades de negócios para os artesãos e pescadores da região.
É importante salientar que, apesar do turismo na Praia de Xai-Xai de 2003 á 2008 ter criado postos de trabalho, incrementado investimentos em infra-estruturas de alojamento e alimentação, as receitas fiscais colectadas para o estado não se reverteram directamente para o financiamento de infra-estruturas sociais para o benefício da comunidade local.
Sem comentários:
Enviar um comentário