Os dados que a seguir apresentamos neste texto foram extraídos de um Trabalho de Diagnostico Turísticos do Município da Cidade de Inhambane (MCI), efectuado por estudantes do terceiro ano do curso de Planeamento Turístico, na Cadeira de Planeamento Turístico e Ordenamento Territorial (PTOT), 2008.
De acordo com as observações e entrevistas efectuadas no terreno, constatou-se que o Município da Cidade de Inhambane (MCI) possuí cerca de 8 estabelecimentos de alojamento, com uma capacidade de 145 camas, acessíveis por via terrestre (rodoviária pavimentada) para qualquer tipo de carro. Estes estabelecimentos, de acordo com a classificação atribuída pela Direcção Provincial do Turismo[1] com base no Regulamento de Alojamento, Restauração bebidas e Salas de Danças são na sua maioria de segunda e terceira classe e localizam-se na zona urbana do Município de Inhambane. No que concerne as condições/serviços dos estabelecimentos, apurou-se através das observações realizadas que oferecem as seguintes condições/serviços: zonas destinadas a hóspedes com serviços de recepção e sala de espera; bar, restaurante, garagem, telefonia, ar condicionado, televisores e vídeos, aparelho de som, quartos com camas casais e casa de banho privativa, meios de combate contra incêndios e livros de reclamações e/ou sugestões.
Todavia, verificou-se a inexistência de equipamentos para o uso de pessoas portadoras de deficiência física (sanitários especiais, rampas de acesso), fraca demarcação de zonas para fumadores e os trabalhadores carecem de uniformes distintivos.
Em relação aos estabelecimentos de Alimentação e Bebidas, de acordo com as entrevistas e observações realizadas, verificou-se que o MCI possui cerca de 25 estabelecimentos de alimentação e bebidas com uma capacidade de 722 cadeiras e 192 mesas, sendo que, de acordo com a classificação atribuída pela Direcção Provincial do Turismo com base no Regulamento de Alojamento, Restauração e bebidas e Salas de Danças são das seguintes categorias: restaurantes, bares, snack bares, botequim, esplanadas, sorveteiras e centros sociais.
Grande parte destes estabelecimentos, tal como os de alojamento, localizam-se na zona urbana do MCI com acesso via rodoviária. No que concerne as condições/serviços dos estabelecimentos, apurou-se através das observações efectuadas que oferecem as seguintes condições/serviços: telefone, ar condicionado, televisores e vídeos, aparelhos de som, meios de combate contra incêndios, oferecem bebidas nacionais e internacionais, oferecem pratos de gastronomia típica nacional e internacional, serviços de take away, apresentam boas condições de higiene, segurança e conservação de alimentos e bebidas.
Os preços são compatíveis com os serviços prestados, entretanto em alguns casos variam em função da sazonalidade do turismo[2].
No entanto, de acordo com as observações efectuadas, alguns estabelecimentos apresentam más condições de higiene nos sanitários que também não oferecem equipamentos para o uso de pessoas deficientes, fraca demarcação de áreas para fumadores e vestuários dos trabalhadores desorganizado[3].
De uma forma geral em função das observações e entrevistas efectuadas, a maior parte dos estabelecimentos de alojamento e de alimentação e bebidas do MCI apresentam condições mínimas para a recepção de turistas exigidas pelo Regulamento de Alojamento, Restauração e bebidas e Salas de Danças, sendo que, cada estabelecimento oferece serviços a um grupo de clientes específico. Porém é necessário que as autoridades estatais responsáveis pela promoção do turismo, acelerem o passo na atracção do investimento privado, de modo a garantir maior qualidade destes serviços e absorção da demanda que tem vindo a aumentar segundo o Ministério do Turismo. Outro factor importante, que exige a mobilização de recursos financeiros com maior urgência, prende-se com a realização do mundial de futebol de 2010 na vizinha Africa do Sul, pois, será uma oportunidade para divulgar e promover as potencialidades do MCI, para o mundo.
[1] Entidade Publica que regula este ramo de actividade ao nível da provincial.
[2] Em épocas de pico do turismo os preços são elevados e nas épocas baixas os preços são promocionais ou baixos.
[3] Em muitos casos os estabelecimentos carecem de uniforme para os trabalhadores, sendo que, o vestuário é de carácter individual;
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