terça-feira, 14 de outubro de 2008

Oferta, Demanda e Competitividade em Turismo


A oferta turística é o conjunto de bens naturais ou artificiais e serviços de uma destinação turística que formam o produto turístico capaz de atrair visitantes, ela pode ser natural e artificial. A oferta turística tem as seguintes características: os bens produzidos não podem ser armazenados; o consumo turístico é condicionado pela presença do cliente; simultaneidade da produção e consumo; a oferta turística é imóvel; o produto turístico é um compósito; e é intangível. No entanto, a oferta turística é composta pelos recursos naturais, culturais, serviços turísticos, serviços urbanos de apoio ao turismo, infra-estruturas turísticas; a sua avaliação constitui uma tarefa difícil na medida em que os interesses dos fornecedores turísticos de um núcleo nem sempre são homogéneos, sendo esses caracterizados por uma actuação mercadológica individualista, imediata e despreocupada com o futuro do destino.


Demanda turística é o conjunto de pessoas que viajam ou desejam viajar para locais diferentes do seu ambiente rotineiro, com o propósito recreativo e de lazer. Ela é influenciada pelos seguintes factores: factores económicos; factores relativos às unidades demandantes; factores aleatórios; factores relativos aos sistemas de comercialização e factores relativos à produção. No entanto, a demanda turística classifica-se em três grandes grupos: demanda efectiva, demanda não efectiva e a não demanda e pode ser segmentada a partir de vários critérios, dos quais destacam-se os seguintes: idade, formas de acompanhamento, nível de renda do turista, área geográfica, duração da viagem, local do turismo e meio de transporte. Para a sua avaliação utiliza-se alguns indicadores, como é o caso do número total de pessoas que chegam ou partem de um país ou região.


A competitividade em turismo constitui a capacidade de uma empresa turística obter lucros de forma eficaz em função das vantagens competitivas do mercado em relação a outras empresas; dos diversos factores que influenciam a competitividade destacam-se os seguintes: Existência de concorrentes, existência de produtos substitutos, poder de comercializar a demanda, poder de negociar a oferta, produtividade das empresas, qualidade de serviços, gestão ambiental, integração política, promoção do destino, qualificação dos recursos humanos.


Portanto, estes três elementos (a oferta, a demanda e a competitividade turística) constituem indicadores de analise para o planeamento e ordenamento de um território turístico.