segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Infra-estrutura Turística da Cidade de Inhambane

A infra-estrutura turística da Cidade de Inhambane é constituída pela combinação da infra-estrutura básica, de acesso, específica e de apoio ao turismo. Na infra-estrutura básica identificaram-se os serviços de abastecimento de água, serviços de energia eléctrica e iluminação pública, serviços de limpeza e recolha de resíduos sólidos e serviços de comunicação. Os turistas sentiram-se satisfeitos com estes serviços, excluindo os serviços de limpeza e recolha de resíduos sólidos que mostram-se insatisfeitos. Pode se chegar a Cidade de Inhambane por via terrestre através de estradas pavimentadas e não pavimentadas, por via aérea, existe o aeródromo de Inhambane e por via marítima existe a ponte cais da Cidade. Entretanto os turistas mostraram-se insatisfeitos em relação a infra-estrutura de acesso a Cidade.

Apurou-se que a Cidade de Inhambane, possui 9 unidades de alojamento, 24 estabelecimentos de alimentação e bebidas, 4 agências de viagens, uma sala de cinema, 3 salas de teatro, 2 discotecas, 4 mercados para compra de souvenirs, 3 bibliotecas, 3 espaços para concertos, 4 salas para realização de shows, 1 ginásio e 4 campos multiusos de desportos de salão. Portanto os turistas mostraram-se satisfeitos em relação estes serviços, excepto os serviços de condicionamento físico. A Cidade possui os seguintes serviços públicos de apoio ao turismo: 5 unidades hospitalares, 3 farmácias, serviços de segurança da polícia da república de Moçambique e polícia municipal, incluindo 1 empresa de segurança privada e 4 bancos comerciais. Para o apoio ao automobilista existem 2 bombas de abastecimento de combustível, 4 oficinas, 4 lojas para a comercialização de acessórios de viaturas e 1 rent-a-car. Assim, os turistas ficaram apenas insatisfeitos com os serviços de apoio ao automobilista.

Apesar das características psicográficas e demográficas dos turistas serem heterogéneas o perfil do turista doméstico que visita a Cidade de Inhambane enquadra-se no perfil psicocêntrico.
Deste modo aceita-se a primeira hipótese de pesquisa que considera que, a infra-estrutura turística da Cidade de Inhambane contribui para o aumento progressivo da procura de turistas domésticos e consequente permanência por um período relativamente longo dos mesmos no destino.





Chinde, Alfredo Cardoso (2010) in "Contributo da Infra-estrutura Turística na Atracção do Turista Doméstico na Cidade de Inhambane"